Niamey, Níger (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), encarregue de organizar as eleições no Níger, propôs finalmente a data de 13 de dezembro de 2020 para a organização das autarquias municipais e provinciais, soube a PANA de fonte oficial em Niamey.
A decisão, a ser submetida aos partidos políticos para aprovação, foi tomada durante uma sessão plenária realizada terça-feira.
Há alguns tempos, a realização destas eleições é objeto de vivas polémicas no seio da classe política nigerina desde que a CENI, durante uma sessão do Conselho Nacional de Diálogo Político (CNDP), propôs o adiamento das mesmas, três meses antes das consultas gerais (presidenciais e legislativas).
Na altura, para explicar o adiamento, a CENI avançou um atraso registado no estabelecimento do ficheiro eleitoral nacional biométrico, devido nomeadamente à pandemia da covid-19 (coronavírus), à insegurança em algumas zonas do país e a uma greve dos agentes de recenseamento.
Mas uma maior parte da classe política nigerina opõe-se a este adiamento, exigindo a realização destas eleições antes da primeira volta do escrutínio presidencial que deve realizar-se simultaneamente com as legislativas, previstas para 27 de dezembro de 2020.
-0- PANA SA/IS/FK/DD 22julho2020