Agência Panafricana de Notícias

CENI designa seus representantes em províncias para eleições de 2015 no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Burundi designou 162 representantes nas 17 províncias do país com a missão de supervisionar o desenrolamento das eleições gerais do verão de 2015, constatou a PANA.

Membros das comissões eleitorais provinciais independentes foram escolhidas sob propostas de responsáveis de partidos políticos, de confissões religiosas e de organizações da sociedade civil, no estrito respeito pelos equilíbrios étnicos e de género.

O passo seguinte consiste no empossamento destes membros das Comissões Eleitorais Municipais Independentes (CECI) nos 129 municípios do país.

O calendário das eleições gerais de 2015 prevê a escolha de deputados e prefeitos a 26 de maio do mesmo ano, do Presidente da República, a 26 de junho para a primeira volta e, devendo a provável segunda volta acontecer a 27 de julho.

Conselheiros de colina e de bairro, pequenas unidades administrativas no Burundi, serão eleitos a 24 de agosto de 2015.

O orçamento global para estes escrutínios estima-se, de acordo com a CENI, em cerca de 60 milhões de dólares americanos, cuja metade é esperada do exterior do país.

-0- PANA FB/JSG/DIM/DD 02out2014