Agência Panafricana de Notícias

CEN-SAD preocupada com situação na Côte d'Ivoire

Tripoli, Líbia (PANA) - O Secretariado-Geral da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) exprimiu a sua profunda preocupação face à situação política na Côte d'Ivoire nascida dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro último.

Num comunicado divulgado terça-feira em Tripoli, a capital da Líbia, o Secretariado da CEN-SAD sublinha "deplorar fortemente esta situação e o bicefalismo político daí resultante".

Ele exortou todas as partes interessadas à moderação e pediu-lhes para demonstrar responsabilidade, patriotismo e espírto de diálogo a fim de que possam ser preservadas a unidade do país e a autoridade do Estado em todo o território nacional.

O Secretariado da CEN-SAD apelou para uma resolução política desta crise, encorajando a União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a buscar soluções políticas negociadas para esta "inoportuna crise" em conformidade com o espírito e a letra da Declaração e do Plano de Tripoli adotados a 31 de Agosto de 2009 pela cimeira especial da UA realizada por iniciativa do líder líbio, Muamar Kadafi, "medianeiro permanente da paz e segurança no espaço da CEN-SAD".

-0- PANA AD/BY/FA/AAS/FK/IZ 07Dez2010