Agência Panafricana de Notícias

CEN-SAD celebra 12º aniversário

Tripoli- Líbia (PANA) -- Os países membros da Comunidade dos Estados Sahelo- Sarianos (CEN-SAD) celebram quinta-feira o 12º aniversário do seu agrupamento regional lançado em 1998 por iniciativa do líder líbio, Muamar Kadafi.
A CEN-SAD, foi criada a 4 de Fevereiro de 1998, no termo duma cimeira convocada pelo líder líbio e na qual só participaram o Mali, o Tchad, o Níger, o Sudão e o Burkina Faso.
Este benjamim dos agrupamentos regionais em África possui actualmente 28 países membros, para uma população estimada em mais de 350 milhões de habitantes e uma superfície que ultrapassa a metade da do continente africano.
Ela torna-se assim na maior organização regional africana do ponto de vista demográfico e superficial.
Actualmente fazem parte da CEN-SAD o Benin, o Burkina Faso, a República Centro-Africana, as ilhas Comores, a Côte d'Ivoire, o Djibuti, o Egipto, a Eritreia, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Bissau, a Guiné-Conakry, o Quénia, a Libéria, a Líbia, o Mali, Marrocos, a Mauritânia, o Níger, a Nigéria, São Tomé e Príncipe, o Senegal, a Serra Leoa, a Somália, o Sudão, o Tchad, o Togo e a Tunísia.
O líder Muamar Kadafi, na sua qualidade de alto medianeiro permanente da paz neste espaço, atribuiu um grande interesse à prevalência da segurança e da paz neste agrupamento através duma série de encontros de reconciliação entre os países beligerantes como o Tchad, o Sudão e a República Centro-Africana, bem como o Mali e o Níger.
A CEN-SAD tem por objectivo a edificação duma união económica global conforme uma estratégia que integra os planos nacionais de desenvolvimento dos países membros e que encoraja o investimento nos domínios agrícola, industrial e energético.