Agência Panafricana de Notícias

CEI ivoiriense esclarece processo de proclamação de resultados

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A Comissão Eleitoral Independente (CEI) da Côte d'Ivoire indicou quinta-feira, em Abidjan, que a transmissão e a proclamação dos resultados vão fazer-se a partir das atas de apuramento das assembleias de voto encaminhadas fisicamente pelos seus supervisores designados em todo o território nacional.
Numa declaração lida diante da imprensa, o porta-voz da CEI, Bamba Yacouba, lembrou que a lei concede três dias à CEI para a proclamação dos resultados provisórios.
"Qualquer outro meio tecnológico está descartado e a CEI vai proceder à contagem manual dos votos, desde as CEI sub-prefeitorais, comunais, departamentais e regionais até que os resultados cheguem a Abidjan onde eles serão proclamados pelo presidente da instituição", declarou.
Segundo Yacouba, os supervisores vão encarregar-se de encaminhar os resultados para Abidjan segundo modalidades decididas pela CEI.
"A CEI compromete-se a fazer com que, com o apoio dos seus parceiros, todos os resultados sejam proclamados nos prazos estabelecidos", declarou.
A CEI reiterou o seu compromisso de organizar eleições "justas, transparentes e cujos resultados serão aceites por todos".
Bamba exortou os Ivoirienses a deslocar-se aos seus centros de registo para levantar os seus cartões de eleitor e de identidade sem os quais eles não poderão participar no escrutínio.