CEDEAO valida relatório regional sobre ciência, tecnologia e inovação
Cotonou, Benin (PANA) - Peritos em ciência e tecnologia da CEDEAO estão atualmente reunidos, em Abidjan, para validar o relatório regional o setor de 2018-2019, de acordo com um comunicado de imprensa da instituição.
Esta reunião de três dias está a decorrer em sessão plenária para aprofundar as reflexões e enriquecer o relatório com informações complementares a fim de ter uma relação inclusiva, precisa a nota.
Participam no encontro peritos dos Estados-membros da CEDEAO, particularmente dos Ministérios responsáveis pela ciência e tecnologia, bem como quadros da Comissão da CEDEAO.
Segundo os organizadores do encontro, a investigação científica e a inovação constituem um dos principais domínios de interesse do programa de desenvolvimento de África e são reconhecidas as suas contribuições ao progresso económico e social de Estados do continente.
A investigação contribui também à resolução dos problemas da sociedade, sublinha a nota da organização sub-regional.
A importância da ciência e da tecnologia foi afirmada pelo Tratado revisto da CEDEAO e um conjunto de documentos adotados pelos chefes de Estado e de Governo, particularmente a Política da CEDEAO sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação (ECOPOST) e o seu Plano de Ação 2013-2017.
A CEDEAO produziu o primeiro relatório sobre ciência e tecnologia com a colaboração dos Estados-membros, em 2017. Em 2020, a Comissão da CEDEAO solicitou dos países relatórios sobre as suas atividades para os anos 2018 e 2019.
A reunião em Abidjan começou terça-feira e termina esta quinta-feira.
-0- PANA IT/IS/DIM/IZ 10fev2022