CEDEAO toma nota da decisão do Presidente Damira no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou hoje à noite, em comunicado, que tomou nota da renúncia do Presidente da transição burkinabe, o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, e anunciou uma missão amanhã segunda-feira, em Ouagadougou.
"Tomo nota em particular da decisão do tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba de renunciar às suas funções como Presidente do governo de transição do Burkina Faso, a fim de evitar um confronto violento e um possível banho de sangue", declarou o general Umaro Sissoco Embalo, Presidente da República da Guiné-Bissau e atual Presidente da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.
Em nome da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, o Embalo elogiou as várias partes no Burkina Faso por terem aceitado uma solução pacífica para suas divergências.
"Eu aplaudo o povo de Burkina Faso e convido-o a resolver suas diferenças por meio do diálogo, e não da violência", disse-se.
"Exorto às autoridades burkinabes para respeitarem o compromisso assumido com a CEDEAO", acrescentou Embalo, que anunciou que, no quadro do compromisso da CEDEAO com a paz e a estabilidade no Burkina Faso, uma delegação da CEDEAO visitará Burkina Faso na segunda-feira, 3 de outubro de 2022.
A delegação será chefiada por Suzi Carla Barbosa, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, Mahamadou Issoufou, antigo Presidente do Níger e medianeiro da CEDEAO para o Burkina Faso e Omar Alieu Touray, Presidente da Comissão da CEDEAO .
No domingo, o tenente-coronel Paul-Henri Sanadaogo concordou em renunciar após a mediação das autoridades costumeiras e religiosas do Burkina Faso.
Enquanto isso, o capitão Ibrahim Traoré lidera o país esperando pela nomeação de um Presidente pelas forças vivas da Nação.
-0- PANA TNDD/IS/MAR 02outubro2022