Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) suspendeu das suas instâncias o Burkina Faso onde ocorreu, segunda-feira última, um golpe de Estado perpetrado pelo Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração (MPSR), dirigido pelo tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba.
De acordo com a imprensa burkinabe, a cimeira virtual da CEDEAO decidiu o envio, na manhã de sábado, a Ouagadougou, de uma missão dos chefes de Estados-Maiores das Forças Armadas da organização, a que se seguirá, na próxima segunda-feira, uma missão ministerial.
Uma nova cimeira sobre o Burkina Faso está prevista para 3 de fevereiro de 2022 em Accra, no Gana, na presença desta vez dos chefes de Estado da região oeste-africana.
Enquanto isto, a CEDEAO pediu a libertação imeduatodo Presidente burkibabe deposto, Roch Marc Christian Kaboré, colocado em residência vigiada, bem como de vários outros oficiais do regime derrubado, detidos no mesmo contexto no Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 28jan2022