Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO sublinha importância de participação de cidadãos na integração regional

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sublinhou que a sensibilização e a participação dos seus cidadãos na concepção e na execução dos seus programas são essenciais para o sucesso dos esforços de integração regional e coerentes com a visão da organização sub-regional.

Esta afirmação foi feita pelo vice-presidente da Comissão da CEDEAO, Toga McIntosh, em Lagos, falando em nome do presidente da Comissão, Kadre Desire Ouedraogo, na abertura duma campanha de sensibilização da CEDEAO de três dias.

"Estamos muito convencidos de que com cidadãos esclarecidos, mobilizados, com iniciativas e engajados que comunicam nos nossos15 Estados-membros, de modo duradouro, o nosso objetivo coletivo de integração regional será alcançado", disse, acrescentando que isto está conforme com a evolução da organização "duma CEDEAO dos Estados para uma CEDEAO dos povos".

Sublinhando que a Visão 2020 da CEDEAO é clara nas suas intenções, McIntosh indicou que "juntos, queremos cria uma região sem fronteira, pacífica, próspera e unida".

"Através desta Visão, os nossos líderes reafirmaram a sua convição coletiva de que o desenvolvimento verdadeiro passa imperativamente pela integração regional", sublinhou.

Segundo ele, o principal desafio da nova equipa de direção da Comissão, dos Governos dos Estados-membros, do setor privado e dos parceiros da África Ocidental é encontrar soluções às questões ligadas à boa governação, à segurança regional, ao desenvolvimento das infraestruturas, como também à aquisição de meios necessários e de maiores oportunidades para aceder e explorar os enormes recursos da região.

Pediu aos participantes para desempenharem o papel de emissários da CEDEAO graças às informações adquiridas durante estes três dias de intercâmbio para que a maioria dos atores nigerianos e não nigerianos no seio da CEDEAO saibam mais sobre a Comunidade e, por conseguinte, aproveitem as oportunidades disponíveis para o seu desenvolvimento e o seu progresso pessoais.

Ao abrir a campanha de sensibilização em nome do secretário de Estado nigeriano, Nurudeen Muhammed, o sub-secretário no Ministério dos Assuntos Económicos e Consulares, o embaixador Kabir Garba, saudou os esforços da CEDEAO e dos Estados-membros para criar um espaço económico único dotado dum enorme mercado intra-regional e homogéneo graças à harmonização das políticas comerciais, dos sistemas de codificação aduaneira e de padronização dos pagamentos.

Ressaltou que estes esforços de integração e outros, tais como a adoção de tarifas comuns, deverão acelerar o crescimento económico regional e traduzir-se pela realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e a duma CEDEDAO dos povos e não dos Estados.

Na sua comunicação, o diretor da comunicação interino da CEDEAO, Sunny Ugoh, informou os participantes sobre os princípios, os objetivos, as instituições e o papel da CEDEAO em matéria de resolução de conflitos.

A CEDEAO agrupa o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Bissau, a Guiné Conakry, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, a Serra Leoa, o Senegal e o Togo.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/TON 20set2012