CEDEAO saúda designação do Presidente maliano da transição
Bamako, Mali (PANA) - O medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a crise maliana, Goodluck Jonathan, regozijou-se quarta-feira, com o progresso realizado na instalação duma transição civil no Mali, soube a PANA de fonte oficial em Bamalo.
Numa breve declaração à sua chegada à capital maliana, Jonathan disse que a CEDEAO poderá levantar as sanções contra o Mali muito brevemente.
O ex-Presidente nigeriano encontra-se, desde quarta-feira, em Bamako, para assistir, sexta-feira, à cerimónia de emposse do Presidente maliano de transição, o major-corone reformado, Bah N’Daw, no Centro Internacional de Conferências de Bamako (CICB), de acordo com a fonte.
Ele vai acompanhar a implementação das decisões duma mini-cimeira da CEDEAO, ocorrida a 15 de setembro último em Accra (Gana), nomedamente a instalação dum Presidente e dum primeiro-ministro civis no Mali, antes da terça-feira 22 do mesmo mês.
Quarta-feira à tarde, a delegação do medianeiro participou numa reunião do comité de acompanhamento, com o presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, o presidente da Comissão, representantes da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) e da União Africana (UA), indica a mesma fonte.
Segundo o programa, a missão da organização sub-regional reúne-se, nesta quinta-feira, com os membros do Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP) , a junta militar que assumiu, a 18 de agosto último, o poder no Mali.
Ele efetuará uma visita de cortesia ao Presidente da transição, o major-corone reformado, Bah N’Daw, designado segunda-feira última por um colégio instalado pela junta militar para o efeito.
Um primeiro-ministro inteiramente civil será nomeado, sexta-feira, após o emposse do novo chefe do Estado do Mali, que o designará, de acordo com fontes seguras.
-0- PANA GT/IS/FK/DD 23set2020