Bamako, Mali (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) divulgou uma lista de 149 personalidades malianas, incluindo o primeiro-ministro Choguei Kokalla Maiga, que estão abrangidas pelas sanções individuais impostas pela organização regional.
As demais personalidades afetadas são outros membros do Governo de Maiga e do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão legislativo que integra 121 parlamentares que ficam impedidos de viajar e com as suas contas bloqueadas.
Apenas o presidente da Transição, coronel Assimi Goita, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdoulaye Diop, estão fora da lista.
Na sua cimeira extraordinária sobre a situação, no Mali e Guiné-Conakry, realizada domingo, 07 de novembro de 2021, em Accra, no Gana, a CEDEAO decidiu impor sanções individuais aos membros da Junta no poder no Mali, devido ao atraso registado na organização das eleições.
Inicialmente previstas para 22 de fevereiro próximo, as eleições presidenciais e legislativas não poderão ser realizadas nessa data devido à insegurança crescente, no Mali.
As autoridades da Transição prometeram marcar novas datas no termo das sessões nacionais de concertação que reunirão, em princípio, todas as camadas da sociedade, em dezembro próximo.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/IZ 19nov2021