Accra, Gana (PANA) - Líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) abriram sexta-feira uma reunião de emergência de um dia em Accra para debaterem a situação política no Mali, na Guiné Conakry e no Burkina Faso, países que vivem sob regimes militares, soube a PANA de fonte oficial.
Num breve comentário de abertura, o Presidente do Gana e a0ctual Presidente em exercício da CEDEAO, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, deu as boas-vindas aos seus homólogos à reunião, frisando que se trata de uma sessão estritamente à porta fechada.
Declarou que a reunião fará "um balanço dos nossos três membros recalcitrantes” (Mali, Guiné e Burkina Faso) e que tomará decisões apropriadas sobre o caminho a seguir.
Todos os três países foram suspensos pela CEDEAO depois de cada um ter destituido seus Presidentes democraticamente eleitos.
No início deste ano, a CEDEAO impôs sanções ao Mali, incluindo o fechamento de fronteiras e restrições financeiras, depois de o país ter literalmente ignorado um acordo relativo à realização de eleições antes do final de fevereiro último, para legitimar o poder.
-0- PANA MA/RA/BAI/IS/MAR/DD 25marco2022