CEDEAO promove gestão de fronteiras e de mobilidade pública no seu espaço
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Um ateliê de formação sobre manuais regionais de gestão de fronteiras e de livre circulação, no espaço oeste-africano, decorre desde terça-feira última em Abidjan, soube a PANA de fonte oficial no local.
Desenvolver novas competências, novos conhecimentos, novas estratégias perante os desafios colocados pela atual questão das migrações é o objetivo desta sessão de formação de quatro dias.
Nela participam profissionais do Escritório Nacional de Identificação, estrutura encarregue da emigração e imigração na Côte d’Ivoire.
Trata-se, para os formandos, de se familiarizarem com novas ferramentas de gestão do fluxo migratório e da livre circulação no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Dois manuais elaborados sobre a livre circulação e a gestão das fronteiras estão na base deste formação.
Esta é uma sessão de capacitação padronizada para a harmonização dos processos de gestão das fronteiras no espaço da CEDEAO.
Cinco módulos estão na agenda deste ateliê de formação no qual participam a CEDEAO, a Organização internacional para as migrações (OIM), com o financiamento da União Europeia (UE).
Para o Escritório Nacional de Identificação, a estrutura promotora desta formação, a gestão e o controlo do fluxo migratório são uma grande componente da criação dum registo nacional de pessoas físicas, instrumento de governação administrativa, económica e de segurança que deve associar a cada pessoa residente ou de passagem na Côte d’Ivoire e a qualquer Ivoiriense do estrangeiro um identificador único.
-0- PANA JU/BEH/DIM/DD 28fev2019
-0- PANA JU/BEH/DIM/ 27 de fev de 2019