CEDEAO prepara missão urgente para libertar Presidente Kéita no Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A CEDEAO quer enviar uma missão urgente para Mali para a libertação do Presidente Ibrahima Boubacar Kéita e outros responsáveis governamentais detidos pela Junta que perpetrou um golpe de Estado, foi oficialmente anunciado quinta-feira.
"Os chefes de Estado (da CEDEAO) insistiram no envio de uma missão urgente para o Mali, pois estamos preocupados com a sorte do Presidente Ibrahima Boubacar Kéita e de todos os responsáveis presos pela Junta”, declarou o ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros, Alpha Barry.
Barry falava no termo de uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) consagrada à crise política, no Mali.
Ele acrescentou que os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO "pediram com insistência o regresso à ordem constitucional no Mali".
Barry sublinhou que o Burkina Faso está fortemente preocupado com esta situação, no Mali
"A crise maliana iniciou-se, em 2012, com um primeiro golpe de Estado e uma ameaça terrorista que acabou por nos atingir. Hoje, tudo o que acontece no Mali é encarado com muita atenção aqui visto que nós herdamos muito da situação proveniente do Mali.
"Hoje, nós devemos ficar vigilantes de modo que a situação prevalecente no Mali não afete a nossa situação interna. Queremos que a razão possa prevalecer”, realçou, precisando que a posição do Burkina Faso continua a ser a da CEDEAO em relação a esta crise maliana.
-0- PANA TNDD/IS/FK/IZ 20agosto2020