Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO prepara estratégia para intervenção militar na Côte d'Ivoire

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma reunião dos chefes dos Estados-Maiores-Generais das Forças Armadas dos países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realiza-se de 17 a 18 de Janeiro corrente na capital maliana, Bamako, para finalizar a estratégia duma eventual intervenção militar na Côte d'Ivoire, soube-se quinta-feira de fonte oficial.

De acordo com um porta-voz da Comissão da CEDEAO, Sunny Ugoh, esta operação visa tirar do poder o Presidente cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo.

Os chefes das Forças Armadas da CEDEAO reuniram-se de 28 a 29 de Dezembro último em Abuja, a capital federal da Nigéria, para refletir sobre pormenores relativos a uma intervenção militar na Côte d'Ivoire, em conformidade com uma decisão da cimeira extraordinária da organização ocorrida a 24 de Dezembro último na metrópole nigeriana.

Uma delegação enviada pelos líderes da CEDEAO para exprimir o ultimato a Gbagbo não surtiu efeitos, tendo encalhado em negociações com este que é apresentado como o perdedor das eleições presidencais de 28 de Novembro de 2010 face ao ex-primeiro-ministro, Alassane Ouattara (1990 a 1993).

-0- PANA SEG/AKA/AAS/IBA/FK/DD 06Jan2011