Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO preocupada com ultimato de Gbagbo à ONUCI e às forças francesas

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) manifestou ''a sua surpresa e deceção'' em relação ao ultimato lançado sábado pelo Presidente cessante da Côte d’Ivoire, Laurent Gbagbo, à Operação das Nações Unidas na Côte d'IVoire (ONUCI) e às forças francesas de Licorne, para que deixem imediatamente o país.

''A CEDEAO declara que o ultimato, em vez de melhorar a situação, vai acentuar as tensões e agravar a situação das pessoas vulneráveis'', sublinha um comunicado da CEDEAO divulgado segunda-feira em Abuja, na Nigéria,.

A Comissão da CEDEAO apelou ao Presidente Gbagbo para pôr termo a sua hostilidade para com as forças de manutenção da paz e segurança no país, recordando a decisão de 7 de Dezembro de 2010 tomada pela CEDEAO de reconhecer Alassane Ouattara como vencedor legítimo das eleições presidenciais de 28 de Novembro de 2010.

A organização oeste-africana exorta Laurent Gbagbo a ceder o poder "com dignidade e sem delongas", lê-se no texto.

A CEDEAO programou uma outra reunião extraordinária em Abuja a 24 de Dezembro para buscar os meios de ''pressionar'' Gbagbo, indicaram à PANA segunda-feira fontes próximas da referida organização.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/CJB/DD 20Dez2010