Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO perspectiva relançamento económico em 2010

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) perspectiva um relançamento do sector económico.
Este anúncio foi feito terça-feira em Abuja, capital federal nigeriana, pelo presidente cessante da Comissão da CEDEAO, Mohamed Ibn Chambas, durante a abertura da cimeira da organização iniciada no mesmo dia na cidade supracitada.
Ele disse que estas perspectivas se devem ao aumento da taxa de crescimento que vai passar de 4,4 por cento em 2009 para 4,7 por cento em 2010.
Devido ao impacto da crise financeira mundial, a região CEDEAO registou uma taxa de crescimento de 5,1 por cento em 2006, graças ao melhoramento da sua gestão macro-económica, a preços na exportação elevados e ao aumento da procura de produtos de exportação essenciais produzidos pela comunidade.
Por causa disto, a organização só conseguiu realizar uma taxa de 4,4 por cento em 2009.
As perspectivas de crescimento na região permanecem boas, de acordo com Chambas.
"É por esta razão que temos de decidir não afrouxamos os nossos esforços colectivos para enfrentar os desafios do momento e reforçarmos a integração regional que nós fornece vantagens provenientes das economias de escala e do aumento da competitividade", concluiu.