Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO pede sistema de stock regional de produtos alimentares

Lomé- Togo (PANA) -- A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) recomendou a instauração dum stock regional de produtos alimentares para fazer face à crise alimentar e à desnutrição que assolam a sub-região, no termo duma reunião ministerial extraordinária organizada quarta-feira em Lomé, a capital togolesa, constatou a PANA.
A reunião adoptou igualmente várias outras recomendações que visam afastar de maneira duradoura estes momentos difíceis de crise alimentar e nutricional, segundo Salifou Ousseini, responsável da Agricultura, Ambiente e Recursos em Hídricos no seio da Comissão da CEDEAO.
Esta está a finalizar com o Programa Alimentar Mundial (PAM) um sistema que vai permitir manter um stock regional e ajudar os países a organizar os seus stocks de segurança, explicou Ousseini.
O sistema consiste ainda em organizar o mercado nacional e regional para comprar novamente produtos armazenados e em utilizá-los em período de estação das secas, o que não só ajudará os produtores, mas igualmente encorajá- los a produzir, indicou Ousseini.