Última Hora

Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO institui prémio para condecorar seus cidadãos merecedores

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) quer instituir um prémio para condecorar os seus cidadãos mais merecedores em reconhecimento das suas contribuições para a criação e o sucesso registado pela organização desde o seu nascimento em 1975.

A proposta para a criação desta recompensa, batizada Prémio Honorífico dos Fundadores da CEDEAO, deve ser estudada pelos líderes oeste-africanos que devem reunir-se na próxima semana em Abuja, capital federal da Nigéria, por ocasião da sua 39ª cimeira ordinária, segundo a agenda entregue quinta-feira à PANA em Lagos.

Ao recomendar a instituição deste prémio, o presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, declarou que este galardão deve « representar e constituir um reconhecimento único pelas suas contribuições inestimáveis e garantir aos laureados um convite para todas as cimeiras da CEDEAO, com a possibilidade de conceder contribuições para estas reuniões ».

Gbeho indicou igualmente que a atribuição deste prémio é « uma tradição nobre que a Comunidade deve adotar e manter como meio de reconhecer e recompensar as contribuições notáveis destes cidadãos, nomeadamente as feitas para o alcance dos seus objetivos ».

Gbeho recomendou o primeiro grupo de laureados deste prémio, incluindo o ex-chefe de Estado militar nigeriano, Yakubu Gowon (de 1966 a 1975), o finado Presidente Gnassingbe Eyadema do Togo (de 1967 a 2005), o ex-secretário-geral da Comissão Económica para África, o Nigeriano Adebayo Adedeji, e o ex-secretário-geral da ex-Organização da Unidade Africana (OUA), o Togolês Edem Kodjo.

Os Presidentes Gowon e Eyadema estiveram principalmente na base de criação da CEDEAO, indica-se.

Se este prémio for aprovado pelos chefes de Estado dos países membros da organização sub-regional, as quatro personalidades citadas receberão os títulos de embaixadores honoríficos para a vida da CEDEAO.

-0- PANA SEG/NFB/AAS/FK/DD 17março2011