CEDEAO envia observadores eleitorais para a Côte d'Ivoire
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enviou para a Côte d'Ivoire uma missão de observação de 90 pessoas para as eleições presidenciais deste sábado, no país.
Numa mensagem de apoio e encorajamento, Remi Ajibewa, diretor dos Assuntos Políticos da organização, expressou a determinação da Comissão da CEDEAO em acompanhar a Côte d'Ivoire nestas eleições presidenciais, em conformidade com as disposições do Protocolo suplementar sobre Democracia e Boa Governação da CEDEAO de 2001.
Agradeceu aos observadores por terem "gentilmente sacrificado o seu tempo para levar a cabo esta importante missão regional".
.Por seu turno, o general Francis Awagbe Behanzin, comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, salientou que a CEDEAO, no âmbito do programa de assistência eleitoral aos Estados-membros, destacou peritos técnicos e observadores, na Côte d'Ivoire.
Acrescentou que Jean-Claude Kassi Brou, Presidente da Comissão da CEDEAO, aprovou o envio de uma missão pré-eleitoral composta por 10 observadores a longo prazo e 80 de curto prazo para apoiar e acompanhar todo o processo eleitoral. Apelou aos militares para que demonstrem profissionalismo na gestão das questões eleitorais.
Por seu lado, Cheikh Hadjibou Soumaré, chefe da missão de observação eleitoral da CEDEAO na Côte d'Ivoire, e antigo primeiro-ministro do Senegal, salientou no seu discurso de boas-vindas que a CEDEAO dará o apoio necessário à Côte d'Ivoire, para assegurar a realização de um escrutínio credível, pacífico e transparente.
Soumaré disse que, tendo em conta a diversidade dos domínios de especialização dos observadores, não tinha dúvidas de que eles serão capazes de apresentar ao Mundo um quadro que reflicta com exactidão a situação, desta eleição.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/IZ 30out2020