Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO envia observadores eleitorais a circunscrição no Gana

Accra- Gana (PANA) -- A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) desdobrou 20 observadores na circunscrição de Tain, no Gana, onde se decidirá esta sexta-feira o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais, anuncia um comunicado da organização regional.
Durante a primeira volta, o candidato do Congresso Nacional Democrático (NDC), o opositor John Evans Atta-Mills, ganhou na circunscrição de Tain ao obter 50,7 por cento dos votos contra 49,8 por cento para o candidato do Novo Partido Patriótico (NPP), Nana Akufo-Addo, o seu adversário na segunda volta.
De acordo com os resultados parciais publicados pela Comissão Eleitoral, Mills venceu o seu adversário, mas será preciso esperar pelo fim do escrutínio na circunscrição de Tain para conhecer o nome do sucessor de John Kufuor, que dirige o país há oito anos.
O chefe da missão de observação da CEDEAO no Gana, o antigo Presidente da Nigéria, o general Yakubu Gowon, reiterou o apelo da organização à população ganense, aos dirigentes e aos militantes dos dois partidos políticos para eleições calmas.
Depois de exortar os Ganenses a manter a sua reputação de povo pacífico e calmo, o general Gowon apelou aos candidatos a serem magnânimos em caso de vitória e a aceitar a derrota.
O ex-Presidente nigeriano declarou que o mundo inteiro presta uma atenção particular ao Gana para ver como ele vai enfrentar este desafio eleitoral.