Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enviará missões ao Burkina Faso e à Guiné-Conakry para consultas sobre a duração da transição nos dois países, soube a PANA de fonte oficial.
Com base nos resultados dessas consultas, a CEDEAO preparará um relatório sobre uma cimeira sobre os dois países, dirigidos atualmente por regimes militares, segundo um comunicado da referida instituição.
A organização regional oeste-africana recebeu comunicações do Burkina Faso a 22 de abril de 2022 e da Guiné Conakry três dias mais tarde sobre a transição política em cada país, lê-se na nota.
O Burkina Faso deseja ter um prazo suplementar relativamente à data de 25 de abril de 2022, fixada pela Conferência dos chefes de Estado oeste-africanos a 25 de março de 2022 em Accra, no Gana, a fim de continuar consultas sobre várias questões, disse o comunicado.
Por sua vez, a Guiné mencionou os recentes desenvolvimentos, concernentes ao processo de transição e desejou igualmente ter mais tempo em relação ao prazo de 25 de abril de 2022, com vista a novas consultas.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DD 27abril2022