CEDEAO envia medianeiro a Bamako
Bamako, Mali (PANA) - Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) encontra-se, desde o início da tarde da terça-feira, em Bamako, apurou a PANA de boa fonte.
Liderada pelo medianeiro da organização sub-regional para o Mali, o ex-Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, a missão é composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Gana, pelo o presidente da Comissão da CEDEAO, e pelo comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da organização.
Segundo a mesma fonte, a delegação da CEDEAO deverá encontrar-se com autoridades militares em Kati, a fim de encontrar um desfecho feliz para esta enésima crise político-institucional no Mali, na sequência do anúncio, segunda-feira última, pelo Vice-Presidente da Transição, o coronel Assimi Goita, da demissão do Presidente da Transição, Bah N'Daw, e o seu primeiro-ministro, Moctar Ouane.
Goodluck Jonathan e a sua delegação realizarão uma conferência de imprensa, depois de interagirem com outros intervenientes.
Segunda-feira, logo após a publicação da lista da nova equipa governamental, marcada pela partida de dois coronéis da junta militar que derrubará, a 18 de agosto último, o então chefe do Estado, Ibrahim Boubacar Keita.
Trata-se dos coronéis Sadio Camara e Modibo Koné foram substituídos pelos gerais Souleymane Doucouré e Mamadou Ballo, respetivamente nos Ministérios da Defesa e da Segurança.
O Vice-Presidente da Transição acusa Bah N'Daw de ter violado a carta de transição que lhe confere plena autoridade sobre os setores da Defesa e da Segurança.
Ele condena os dois líderes por terem formado o novo governo sem o terem consultado.
-0- PANA GT/IS/DIM/DD 26maio2021