Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO envia 90 observadores às presidenciais e legislativas no Niger

Cotonou, Benin (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai enviar uma missão de observação eleitoral de 90 membros, dos quais 10 a longo prazo e 80 a curto prazo, para supervisionar as eleições presidenciais  a serem realizadas simultaneamente com legislativas de domingo, no Níger.

« Estes 90 observadores que provêm dos Estados-membros da CEDEAO com a exceção do Níger, do Tribunal de Justiça da CEDEAO, bem como do Parlamento da Comunidade têm por missão velar pelo bom desenrolar do processo eleitoral com vista a uma eleição livre,  transparente e credível no Níger”, indica um comunicado a que a PANA teve acesso, em Cotonou.

Liderada por Namadi Sambo, antigo Vice-Presidente da Nigéria, a presente missão de observação eleitoral será apoiada no terreno por uma equipa de assistência técnica da Comissão da CEDEAO composta pelo general Francis Behanzin, comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Remi Ajibewa, diretor dos Assuntos Políticos, Francis Oke, chefe da Divisão Assistência Eleitoral e outros quadros do agruapmento sub-regional.

Os observadores serão enviados a todas as oito províncias do país para supervisionar e acompanhar todas as operações pré-eleitorais, eleitorais  e pós-eleitorais dos escrutínios e pronunciar-se sobre o seu desenrolar, apresenta a nota de imprensa da instituição sub-regional..

 Esta observação envolverá nomeadamente a regularidade, a transparência, a equidade e o bom desenrolar das eleições presidenciais e legislativas.

 Em prelúdio ao envio desta missão, o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Caude Kassi Brou, liderou de 3 a 4 de dezembro cprrente uma missão conjunta de solidariedade de alto nível da CEDEAO e União Africana, em Niamey, com vista a reunir-se  e sensibilizar os diferentes atores empenhados no processo eleitoral a fim de  que o escrutínio se realize com paz.

No termo do escrutínio, a missão de observação eleitoral da CEDEAO exprimirá a sua opinião e formulará, se necessário, recomendações às diferentes partes empenhadas no processo eleitoral.  Isso será feito na sequência de uma declaração preliminar do chefe da missão, durante uma conferência de imprensa prevista para o dia seguinte ao escrutínio, em Niamey, a capital do Níger.

 A CEDEAO lançou um apelo aos 30 candidatos cujos dossiês foram validados para participar nas eleições presidenciais de 27 de dezembro de 2020, no Níger, a fim de que o escrutínio se realize em paz, tranquilidade, serenidade e coesão nacional, lembre-se.

-0- PANA IT/IS/FK/IZ  22dez2020