Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO e UE pedem respeito das regras eleitorais na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - Altos responsáveis da missão de observação da União Europeia (UE) e da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exortaram os atores políticos nigerianos a conformar-se com as regras de conduta nas próximas eleições no país.

O chefe da missão de observação, Santiago Fisas, e o presidente da Comissão da CEDEAO, Kadire Desire Ouadreago, fizeram estas declarações depois de reuniões separadas com o Presidente Goodluck Jonathan em Abuja, a capital da Nigéria.

Para garantir a organização pacifica das eleições presidenciais adiadas para 28 de março e das legislativas fixadas para 11 de abril, os dois responsáveis sublinharam que os políticos na Nigéria deveriam evitar os discursos e as campanhas de ódio.

Eles prometeram igualmente a cooperação das suas agências com as autoridades no país para assegurar a organização pacífica das eleições.

Fisas declarou que a reunião com o Presidente se enquadrava no âmbito de consultas com todos os candidatos às próximas eleições.

Ele declarou que o Presidente Jonathan garantiu que "a investidura do novo Presidente vai decorrer a 29 de maio. Penso que é uma boa informação porque é o que estipula a Constituição".

-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 17fev2015