Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO e China analisam comércio e investimentos

Abuja, Nigéria (PANA) – Delegações de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e China devem reunir-se esta quarta-feira em Abuja, a capital da Nigéria, para discutir os meios de reforçar o comércio, os investimentos e a cooperação técnica entre os dois parceiros, anunciou a Comissão da organização sub-regional.

O presidente da Comissão da CEDEAO, Désiré Ouedraogo Kadre, vai conduzir a delegação da CEDEAO, composta por 32 membros, enquanto o vice-ministro chinês do Comércio, Li Jinzao, encabeçará a delegação chinesa de 36 membros que vai incluir representantes das embaixadas chinesas nos Estados-membros da organização oeste-africana.

A delegação da CEDEAO integra representantes de setores chaves, os comissários e o vice-presidente das operações do Banco da CEDEAO para o Investimento e o Desenvolvimento (BIDC), Ernest Komenan.

As discussões deverão resultar na assinatura dum acordo-quadro de cooperação nas áreas identificadas, com vista a reforçar a cooperação económica entre as duas partes no comércio e nos serviços.

O acordo incidirá igualmente sobre a cooperação industrial e técnica através de empresas comuns, de exploração comum e de transferência de tecnologias.

-0- PANA SEG/ASA/AAS/SOC/CJB/TON 24out2012