CEDEAO doa 473 toneladas de cereais ao Níger
Niamey, Níger (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) doou segunda-feira 473 toneladas de cereais ao Níger para as famílias vulneráveis que enfrentam as consequências da pandemia do coronavírus, no país, segundo um comunicado de imprensa da instituição.
Composta por milho, sorgo e trigo, esta doação, financiada com fundos humanitários de emergência da Comissão da CEDEAO, é um gesto de solidariedade da instituição comunitária da África Ocidental em relação às populações nigerinas cuja vulnerabilidade aumentou com a superveniência da pandemia da covid-19.
"Diante dos efeitos da pandemia do coronavírus que agrava os desafios do Níger, já confrontados com as consequências cumulativas do terrorismo, das mudanças climáticas e do risco de invasão de pragas agrícolas, como gafanhotos do deserto e lagarta, a CEDEAO apoia o Governo e às famílias mais vulneráveis do Níger'', afirma o comunicado da CEDEAO.
Uma segunda doação de produtos nutricionais de 430 mil euros, composta por farinha de milho fortificada, preparada principalmente a partir de produtos locais, será adicionada a este primeiro lote.
' Os cereais serão retirados dos estoques da Reserva Regional de Segurança Alimentar da CEDEAO, das quais uma está armazenada nas lojas do Gabinete dos Produtos Alimentares do Níger (OPVN) e distribuídos gratuitamente às famílias mais afetadas pelas várias crises.
Por outro lado, os produtos nutricionais serão adquiridos de empresas pré-qualificadas, capazes de fornecer produtos nutricionais de qualidade.
No Níger, cerca de dois milhões e 700 mil pessoas estão atualmente numa situação alimentar difícil, incluindo adultos e crianças deslocadas vítimas da desnutrição.
"Estes alimentos ajudarão as famílias mais vulneráveis a fazer face às múltiplas crises, preservando os seus meios de existência", considera a CEDEAO no seu comunicado à imprensa.
-0- PANA SA/BEH/MAR/IZ 27julho2020