Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO doa $ 190 mil para reconstrução de ponte em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) entregou segunda-feira ao Governo de Cabo Verde um cheque de 17 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 190 mil dólares) para apoiar as obras de reconstrução de uma ponte destruída pelo mau tempo na ilha da Boavista.

O cheque foi entregue pela comissária da CEDEAO para o Desenvolvimento Humano e Género,
a Senegalesa Adrienne Diop.

A ponte em causa, que liga o norte ao sul da ilha da Boavista, foi destruída por mau tempo registado no arquipélago em fins de setembro passado, quando as águas provocaram também a morte a dois cidadãos da Guiné-Bissau, cujos corpos nunca foram encontrados.

A destruição dessa infraestrutura causou grandes constrangimentos nas ligações entre o aeroporto da ilha e as unidades hoteleiras que recebem, diariamente, centenas de turistas provenientes, sobretudo, de países europeus.

Na sequência da queda da ponte, as ligações, que num primeiro momento foram realizadas por via marítima, acabaram por ser retomadas através de uma via alternativa mas que não oferece as necessárias condições de segurança e conforto, sobretudo, para o transporte de turistas.

Tanto os operadores turísticos como a população local vêm pressionando o Governo para reconstruir a ponte, uma vez que a inutilização dessa infraestrutura afeta a normal circulação de pessoas e bens numa zona onde a principal atividade económica é o turismo.

A entrega do donativo devia coincidir com a presença em Cabo Verde do presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouedraogo, uma visita de 24 horas que, entretanto, foi cancelada devido à evolução do conflito militar no Mali.

Segundo fonte oficial, o encontro entre o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e Kadré Désiré Quedraogo, agendado para esta segunda-feira, no Palácio do Governo, foi cancelado, desconhecendo-se, por enquanto, uma nova data para a visita do presidente da Comissão da CEDEAO.

Por isso, a entrega do donativo acabou por ser feita pela comissária Diop, que se encontrava, desde sábado, na cidade da Praia, a preparar a visita de Kadré Désiré Ouedraogo.

-0- PANA CS/IZ 21jan2013