Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO designa novo enviado especial para Côte d'Ivoire

Lagos, Nigéria (PANA) – O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), James Victor Gbeho, nomeou o embaixador Oluwole Coker como seu representante especial na Côte d'Ivoire, anunciou esta estrutura sub-regional num comunicado transmitido esta terça-feira à PANA em Lagos.

Segundo o comunicado, o embaixador Coker, ex-emissário na Côte d'Ivoire, na China, no Vietname e na Mongólia, oferece a este novo papel « toda a riqueza duma experiência diplomática que vai apoiar a CEDEAO e os seus parceiros na organização dum apoio estratégico para uma reconstrução pós-conflito acelerada na Côte d'Ivoire ».

O comunicado sublinha que, enquanto ex-chefe de Protocolo da Presidência nigeriana e diretor do Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o embaixador Coker está familiarizado com a diplomacia internacional ou da resolução de conflitos, por trabalhar como emissário especial do Presidente nigeriano na Côte d'Ivoire (1999-2000).

« O seu período de serviço meritório de 1991 a 1999 em Abidjan valeu-lhe a condecoração como Comandante da Ordem Nacional da Côte d'Ivoire em 1999, uma das mais altas distinções deste país, antes de receber o título de Comandante da Legião de Honra de França no mesmo ano, entre outras distinções », sublinhou a comissão.

O embaixador Coker foi até ao presente o representante especial do presidente da Comissão da CEDEAO.

A CEDEAO desempenhou um papel decisivo no restabelecimento da paz na Côte d'Ivoire na sequência da crise pós-eleitoral que criou condições humanitárias no país e nos seus vizinhos.

Com o regresso da estabilidade à Côte d'Ivoire, a organização sub-regional está a mobilizar recursos internacionais para ajudar na reconstrução pós-conflito e resolver os desafios humanitários.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 27set2011