Conakry, Guiné (PANA) - A nova Assembleia Nacional da Guiné-Conakry, saída das eleições de 22 de março último, participará de 8 a 9 de julho, em Accra, Gana, numa reunião regional de concertação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube-se de fonte parlamentar, em Conakry.
A carta de convite ao presidente da Assembleia Nacional, Amadou Damaro Camara, é assinada pelo general Francis Béhanzin, comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO, que liderou uma missão da instituição sub-regional nas vésperas das eleições de 22 de março.
A CEDEAO enviou para a Guiné-Conakry três técnicos informáticos que participaram na atualização do ficheiro eleitoral, pomo de discórdia entre o Governo e a oposição, que ainda exige uma auditoria.
O objetivo da concertação regional de Accra é desenvolver a política bipartidária da CEDEAO.
Vários partidos políticos da oposição pediram à CEDEAO que não reconhecesse a nova Assembleia resultante duma eleição que boicotaram, alegando que o ficheiro eleitoral "não é fiável".
A Coligação do Povo da Guiné (RPG, no poder) detém a maioria absoluta dos 174 membros do Parlamento, onde tomam assento alguns partidos da oposição.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 25junho2020