Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO considera diálogo necessário e incontornável no Mali

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Désiré Kadré Ouédraogo, afirmou que o diálogo político permanece "necessário e incontornável" no Mali.

Falando durante uma entrevista ao canal de televisão nacional ivoiriense RTI 1, Kadré Ouédraogo sublinhou que a intervenção militar em curso no Mali, que tem como objetivo salvar a transição, "não significa que o diálogo esteja excluído".

"Esta intervenção não quer dizer que o diálogo esteja excluído. No entanto, é preciso reorganizar este diálogo excluindo os que se desqualificaram por si mesmo, associando-se ao terrorismo ou escolhendo o uso da força e recusando a oferta de diálogo da CEDEAO", indicou Kadré Ouédraogo.

"Deve-se continuar este diálogo. É o que os chefes de Estado recomendaram, que os medianeiros associados continuem a assistir as partes envolvidas malianas para um diálogo inclusivo", acrescentou Kadré Ouédraogo.

Para Kadré Ouédraogo, "a solução militar não pode ser a única a ser oposta nas situações deste género".

"O diálogo permanece necessário e incontornável", concluiu o presidente da Comissão da CEDEAO, cujo alguns Estados-membros enviaram tropas ao Mali para apoiar as forças francesas e malianas que combatem os rebeldes islamitas que ocupam o norte deste país há 10 meses.

-0- PANA BAL/JSG/CJB/TON 21jan2013