Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO confia projeto de desenvolvimento de energia solar ao Presidente Wade

Ilha do Sal- Cabo Verde (PANA) -- Os dirigentes oestes-africanos instaram o Presidente Abdoulaye Wade do Senegal a pilotar o projeto para a utilização da energia solar pelos Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), depois duma exposição deste último julgada "impressionante" na Cimeira da organização do fim de semana.
Numa resolução especial, a Cimeira semestral "mandatou o Presidente Wade a instaurar o projeto de desenvolvimento da energia solar na África Ocidental para se atingir a autossuficiência da sub-região em energia solar tida como uma energia limpa e barata".
O encontro convidou igualmente todos os Estados-membros a trabalhar com o Presidente senegalês para realizar o seu sonho de assegurar a autossuficiência energética da África Ocidental através da utilização maciça da energia solar.
Cada Estado-membro foi instado a propor ao Presidente Wade um relatório um engenheiro em energia solar, se possível, e um perito financeiro ou contabilista para criar a Comissão para a Energia Solar que deverá trabalhar sob a sua presidência e autoridade.
O Presidente Wade que vai trabalhar em estreita colaboração com a Comissão da CEDEAO sobre a questão deverá informar os chefes de Estado e de Governo sobre o estado de progresso do projeto.
Na sua exposição, ele insistiu na necessidade de os países africanos criarem empresas de energia solar para aproveitar a abundância do sol no continente.