Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou quinta-feira "sem reservas" os ataques bárbaros perpetrados por grupos terroristas armados na comuna de Barsalogho, no centro-norte do Burkina Faso, no sábado , 24 de agosto , 2024, que levou à morte de dezenas de civis inocentes e feriu muitos outros.
A CEDEAO apresenta “as suas sinceras condolências ao governo e ao povo do Burkina Faso, em particular às famílias enlutadas”, lê-se num comunicado de imprensa da organização sub-regional.
A CEDEAO está “determinada” a combater ao lado dos Estados da sub-região para erradicar o terrorismo, em particular através da activação contínua da força antiterrorista.
A Comissão apela a todos os Estados da sub-região para que intensifiquem a sua cooperação nas áreas da partilha de informações, da segurança das fronteiras e da implementação da estratégia antiterrorista.
No sábado, 24 de agosto de 2024, um grupo terrorista armado disparou contra populações civis enquanto estas cavavam trincheiras na comuna de Barsalogho para se protegerem de ataques terroristas.
Os resultados oficiais do ataque ainda não são conhecidos, mas várias fontes indicam que várias dezenas de civis foram mortos durante estes acontecimentos.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR 29agosto 2024