Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou o ataque perpetrado segunda-feira contra o destacamento militar de Koutougou, na província burkinabe de Soum, matando 24 soldados das Forças Armadas do Burkina Faso, segundo um comunicado oficial.
A nota da Comissão da CEDEAO indica que esta organização comunitária soube com “emoção e consternação” a notícia do assalto de segunda-feira, que condena "firmemente e sem reserva".
O documento diz tratar-se de "ataques ignóbeis por parte dos que alimentam o funesto e vão plano de entravar a marcha do Burkina Faso e da nossa região para o seu desenvolvimento e o bem-estar das suas populações”.
A CEDEAO endereça ao Governo, ao povo burkinabe e, singularmente, às famílias das vítimas, as suas sinceras condolências e deseja rápidas melhoras a todos os feridos.
Além disso, a Comissão da CEDEAO felicita as autoridades burkinabes pela "pronta reação das forças de defesa e segurança para circunscrever a ameaça e restaurar a segurança”.
Reafirma o seu engajamento firme de lutar contra todas as formas de agressão e solidariza-se com o Governo do Burkina Faso nesta luta necessária.
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/IZ 27ago2019