Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO condecora seus fundadores

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente togolês, Faure Gnassingbé, exprimiu a sua gratidão aos seus homólogos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) por terem condecorado o seu pai e três outras personalidades pelo papel desempenhado na criação desta organização sub-regional.

Na sua primeira edição, o Prémio Honorífico dos Fundadores da CEDEAO foi atribuído, à margem da 39ª cimeira da organização sub-regional em Abuja, ao finado Presidente togolês, Gnassingbe Eyadema, ao antigo chefe de Estado nigeriano, Yakubu Gowou, ao ex-ministro nigeriano da Planificação Económica, Adebayo Adedeji, e ao antigo primeiro-ministro togolês, Edem Kodjo.

Ao aceitar esta recompensa em nome do seu finado pai, o Presidente Faure Gnassingbe exprimiu a « profunda gratidão de todo o povo togolês » por esta recompensa póstuma.

Segundo ele, o reconhecimento do papel dos pais fundadores é uma marca de gratidão às suas pessoas pelo papel desempenhado no processo de integração da sub-região, bemo como uma oportunidade para a jovem geração de líderes perceber a dimensão do legado deixado pelos pais fundadores.

Por sua vez, o general Gowon declarou-se « comovido e muito honrado » pelo prémio e agradeceu aos líderes da sub-região por terem pensado nele e noutros para este galardão.

"Eu aceito esta honra e este prémio com gratidão", disse o responsável nigeriano, dedicando a sua recompensa a todos os seus colegas no momento da criação da CEDEAO em 1975.

"O finado Presidente Eyadema e eu fomos apenas facilitadores para ajudar a CEDEAO a ser criada. Nós (todos os líderes) fomos pais fundadores », afirmou o ex-Pesidente nigeriano.

Do seu lado, Kodjo e Adedeji tinham sido designados como emissários junto dos chefes de Estado e doutras personalidades dos Estados-membros para pedir o apoio para a criação da CEDEAO.

"Eles redigiram a primeira carta que foi submetida aos Governos bem como os primeiros protocolos", disse.

Entre outras vantagens, esta recompensa dá direito aos laureados de assistir a todas as cimeiras da CEDEAO.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/FK/IZ 25março2011