CEDEAO concede $ 500.000 à Gâmbia para presidenciais de dezembro
Banjul, Gâmbia (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) concedeu quinta-feira à Gâmbia 500.000 dólares americanos para a organização das eleições presidenciais de 4 de dezembro próximo, soube a PANA de fonte oficial.
Este anúncio foi feito por Sidie Mohamed Tunis, porta-voz do Parlamento da CEDEAO, depois de uma missão de informação pré-eleitoral de uma semana na Gâmbia.
Durante a sua missão, ele discutiu com os atores chaves envolvidos na organização das eleições, incluindo a Comissão Eleitoral Independente (IEC, sigla em inglês), partidos políticos e organizações da sociedade civil.
Disse-lhes que é a sua responsabilidade supervisionarem os processos que conducente à organização de eleições pacíficas, eliminarem todos os obstáculos suscetíveis de bloquear os processos para que o povo gambiano possa esercer o seu direito de voto.
Tunis disse ter ficado impressionado pelo apoio recebido do Governo, por parte da IEC, para esta eleição.
Os partidos políticos também se comprometeram a garantir a realização de eleições pacíficas, transparentes e credíveis, disse, acrescentando que "os Gambianos devem saber que só têm a Gâmbia e que, assim sendo, devem garantir sempre a paz."
Tunis disse ter prestado a sua atenção ao acesso à cobertura mediática quando partidos políticos se queixam de que a imprensa, especialmente a pública, não cobre as suas atividades.
"Discuti algumas questões com o embaixador da CEDEAO na Gâmbia para que ele possa começar a trabalhar como nosso representante", disse, acrescentando que o encontro versou igualmente sibre questões de segurança.
Também disse ter o prazer de informar que, "durante a minha reunião com organizações da sociedade civil, fui informado que a polícia da Gâmbia prometeu garantir a segurança total dos líderes dos partidos políticos."
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/DD 01out2021