Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO atribui estatuto de embaixador honorífico a quatro personalidades

Abuja, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) entrega esta quinta-feira o título de embaixador honorífico a quatro eminentes personalidades oeste-africanas pela sua contribuição para a criação e o desempenho da organização sub-regional desde a sua instituição em 1975.

Esta distinção será atribuída aos ex-chefes de Estado Yakubu Gowon da Nigéria, Gnassingbe Eyadema do Togo (a título póstumo); aos ex-secretários-gerais da Comissão Económica para África (CEA), Adebayo Adedeji da Nigéria, e da ex- Organização da Unidade Africana (OUA), Edem Kodjo do Togo.

Este quarteto será condecorado à margem de 39ª cimeira ordinária do bloco sub-regional de 15 Estados que se realiza atualmente em Abuja, capital federal da Nigéria.

A cerimónia marcará a primeira edição desta recompensa batizada Prémio Honorífico dos Fundadores da CEDEAO.

Ao recomendar a instituição deste prémio, o presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, disse que o galardão « representa e constitui um reconhecimento manifesto das suas preciosas contribuições e vale aos laureados um convite para todas as cimeiras da CEDEAO, com a possibilidade de fazer contribuições nestes encontros ».

-0- PANA SEG/NFB/TBM/IBA/FK/DD 24março2011