Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO apresenta relatório de avaliação de armas ligeiras na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) submeteu ao Presidente gambiano, Adama Barrow, o seu relatório de avaliação sobre armas ligeiras e de pequeno calibre na sequência da saída do ex-Presidente Yahya Jammeh.

A avaliação, conduzida pelo grupo sub-regional em 2017, foi realizada por uma equipa de especialistas da Divisão de Armas Ligeiras da CEDEAO, do Grupo de Ação de Mineração e do Centro Internacional de Bona (CIB) aos quais juntou-se o Conselheiro de Defesa e Segurança da CEDEAO na Gâmbia e o comandante da Força Regional de Manutenção da Paz na Gâmbia
(ECOMIG).

De acordo com um relatório cuja cópia foi entregue à PANA terça-feira pela Presidência, a enviada especial da CEDEAO na Gâmbia, Vabah Gayflor, que liderou a equipa no Palácio Presidencial, explicou que o exercício era necessário para assegurar que o estatuto e a situação das armas e munições no país sejam conhecidos.

"Sabíamos que havia uma proliferação em grande escala de armas ligeiras. Sabíamos igualmente que era necessária uma perícia técnica para gerir tudo isso e a infraestrutura no local para garantir que o país estivesse em segurança”, afirmou.

Gayflor declarou que, para produzir a avaliação, a CEDEAO se associou ao grupo alemão CIB, especializado em controlo de armas e apoio ao desarmamento.

Após a apresentação à porta fechada, o ministro gambiano do Interior, Ebrima Mballow, explicou à imprensa no Palácio Presidencial que o exercício tem por objetivo documentar o arsenal de armas e munições na Gâmbia após a queda do antigo regime.

"Assistimos hoje à apresentação do relatório ao chefe de Estado sobre a localização dessas armas, sua natureza e sua capacidade. A equipa de avaliação fez um bom trabalho para estabelecer um relatório detalhado para o Governo", concluiu.

-0- PANA MSS/VAO/MTA/BEH/DIM/IZ 24out2018