Cotonou, Benin (PANA) - A missão pré-eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) convida atores sócio-políticos beninenses para o diálogo, antes das eleições presidenciais de 11 de abril próximo.
"A missão exorta todos os atores socio-políticos a dialogarem para criar condições conducentes à realização de eleições credíveis e inclusivas e reforçar assim o clima de paz no país", diz um comunicado emitido no final desta missão liderada por Shirley Ayokor Botchway, ministra dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional do Gana e presidente do Conselho dos ministros da CEDEAO.
O objetivo da missão, que visitou o Benim de 11 a 12 de fevereiro corrente, foi trocar pontos de vista com principais intervenientes beninenses para avaliar o nível de preparação das instituições e dos atores sócio-políticos para a realização de eleições presidenciais inclusivas, transparentes, credíveis e pacíficas.
A delegação da CEDEAO, que tinha sido informada sobre a tentativa de ataque a um dos presumíveis candidatos às eleições presidenciais e investigações em curso, encorajou as autoridades a prosseguirem estas investigações para apurar os factos e possivelmente punir seus autores.
Apelou a todas as partes para evitarem discursos de ódio que incitam à violência e criam um clima de tensão.
A delegação, cuja missão terminou sexta-feira, reiterou o apoio da instituição sub-regional à população e às autoridades do país e anunciou, para os próximos dias, o envio de uma missão de observação eleitoral.
-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 13fevereiro2022