Agência Panafricana de Notícias

CEA quer criar Centro Africano de Valorização de Recursos Minerais

Abuja, Nigéria (PANA) – O Centro Africano de Políticas em Matéria de Clima (CAPC), uma estrutura sob tutela da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), pretende criar nos próximos dias um “Centro Africano de Valorização dos Recursos Minerais”, soube-se esta quarta-feira em Abuja, a capital federal da Nigéria.

Uma vez criado, o futuro centro apoiará as ações empreendidas pelos países-membros no domínio dos recursos minerais.

Segundo os peritos que discutiram sobre o projeto, as riquezas naturais de África contribuíram muito para os bons resultados económicos que o continente regista desde o início do século.

Este modelo vai permitir limitar o desperdício de recursos naturais e criar riqueza e empregos para os jovens cada vez mais numerosos reduzindo ao mesmo tempo a vulnerabilidade aos efeitos da mudança climática e aos riscos socioeconómicos, indica-se.

Neste sentido, o secretário executivo adjunto da CEA, Abdallah Hamdok, instou o continente a conceber um novo modelo de desenvolvimento baseado na gestão sustentável dos seus recursos naturais e permitindo evitar uma dependência excessiva das fontes de energia tradicionais à base de combustíveis fósseis.

"Uma tal abordagem vai necessariamente depender da adaptação e da adoção rápida das tecnologias pretendidas para evitar a onerosa substituição das instalações de produção existentes", disse.

-0- PANA IT/AAS/FK/IZ 26março 2014