Agência Panafricana de Notícias

CEA lamenta fracos desempenhos das economias africanas

Dakar, Senegal (PANA) – O professor Emmanuel Nadozié, diretor da Divisão de Política Macroeconómica da Comissão Económica para África (CEA), lamentou os fracos desempenhos das economias africanas, durante o terceiro Congresso dos Economistas Africanos organizado em Dakar.

Na sua intervenção durante o congresso, cujo lema foi "Industrialização e Emergência Económica de África", o professor Nnadozie disse que "as tendências dos desempenhos atuais não são suficientes para que o continente possa alcançar um desenvolvimento a grande escala, sustentável e inclusivo".

Na maioria dos países, ressaltou, o crescimento foi principalmente motivado pela produção e pela exportação de alguns produtos de base.

Estes países continuam infelizmente a ser expostos a diversos choques externos, como as condições meteorológicas e as condições da evolução do comércio, adiantou.

Por outro lado, as taxas de crescimento atuais não se traduziram pela criação de empregos significativos para a maioria dos países, prosseguiu, indicando que o momento chegou para os países africanos redobrarem os esforços de industrialização das suas economias.

O Congresso dos Economistas Africanos é organizado pela Comissão da União Africana e a pela Comissão Económica para África (CEA). Ele reúne cada dois anos os melhores economistas africanos da diáspora e os residentes em África para identificar e analisar os problemas que caraterizam os países africanos, para lhes propor uma terapia eficiente e sustentável.

-0- PANA IT/TBM/SOC/CJB/TON 10mar2013