CAN-2021 de futebol adiado para 2022
Dakar, Senegal (PANA) – O Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol inicialmente previsto para janeiro de 2021 foi adiado para janeiro de 2022, nos Camarões, decidiu o comité executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) durante uma videoconferência terça-feira.
A decisão foi justificada pela crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.
Por seu turno, o Campeonato Africano das Nações (CHAN), disputado por jogadores que atuam nos campeonatos nacionais, será realizado em janeiro de 2021, igualmente nos Camarões.
O comité executivo da CAF disse estar "satisfeito com as autoridades camaronesas pelo seu engajamento no acolhimento das duas competições", segundo um comunicado oficial.
A nota sublinha que "os Camarões estão prontos para acolher uma ou outra competição e respeitam o calendário previsto".
Enquanto isso, as competições interclubes vão retomar-se, em setembro próximo, e as meias-finais serão disputadas num único jogo.
O local dos quartos-de-final da Liga dos Campeões está ainda por determinar, mas o da Taça da Confederação será Marrocos.
Durante a sua videoconferência terça-feira, o comité executivo da CAF decidiu igualmente cancelar o CAN feminino que devia ser disputado este ano, "devido à situação (sanitária) sem precedentes". Anunciou igualmente o lançamento, no próximo ano, de uma Liga Feminina dos Campeões da CAF.
Além disso, a assembleia geral eletiva será realizada a 12 de março de 2021, enquanto a edição deste ano dos prémios CAF que recompensam, em particular, o futebolista africano do ano foi adiada.
Para ajudar as suas federações-membros a fazer face à covid-19, a CAF decidiu conceder 300 mil dólares americanos a cada uma delas.
-0- PANA BKN/BEH/MAR/IZ 30junho2020