Agência Panafricana de Notícias

CAN 2010 entra na segunda jornada com Mali-Argélia e Angola-Malawi

Luanda- Angola (PANA) -- O Mali e a Argélia abrem esta quinta-feira, em Luanda, a segunda jornada da primeira fase do 27º Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN) 2010 que decorre de 10 a 31 de Janeiro corrente em Angola.
O encontro pontuável para o Grupo A desta prova continental está agendado para as 17 horas locais (16 TMG) no Estádio Nacional 11 de Novembro, um dos quatro recintos desportivos construídos pelo Governo angolano para albergar os jogos do CAN 2010.
Para completar a jornada do Grupo A sediado na capital angolana, Luanda, os anfitriões, que na partida inaugural empataram com o Mali por 4-4, vão defrontar o Malawi que, por seu turno, goleou o conjunto argelino por 3-0 para assegurar o comando do Grupo.
Este segundo jogo terá lugar às 19h30 locais (18h30 TMG) também no imponente Estádio Nacional 11 de Novembro concebido para acolher até 50 mil espectadores.
À entrada desta nova jornada, a primeira revelou-se uma caixa de surpresas com as chamadas grandes equipas a experimentar sérias dificuldades para se impor diante de selecções sem tradição no historial do futebol continental.
Desde o susto pregado ao gigante Mali pelos anfitriões (4-4), que acabou por ser um verdadeiro balde de água fria para a então festiva população angolana, à inesperada humilhação da Argélia pelo Malawi (0-3), a primeira jornada foi tamabém marcada pela domação dos "Lões Indomáveis" dos Camarões pela equipa gabonesa.
Numa partida que abriu a primeira jornada do Grupo D sediado na cidade meridional angolana do Lubango, no Estádio Nacional da Tundavala, os Gaboneses arrancaram os seus primeiros três pontos infligindo aos seus poderosíssimos adversários a intragável derrota de 1-0.
Como se não bastasse, e para fechar a primeira jornada do Grupo, a Zâmbia também conseguiu assustar a Tunísia, campeã africana na prova que albergou em 2004, com uma vantagem inicial de 1-0 antes de fechar a partida com um empate de 1-1.
Por seu turno, o Egipto conseguiu passear facilmente o seu estatuto de bicampeão em título diante da Nigéria, numa partida já prevista como uma espécie de final antecipada do CAN 2010.
Os "Faraós" egípcios não tiveram grandes dificuldades para encurralar os temíveis "Super Águias" da Nigéria que, duma vantagem inicial de 1-0, terminaram enxovalhados por 1-3, fechando a jornada com a inquietante última posição do Grupo C.
O Grupo C tem a sua sede na cidade centro-costeira angolana de Benguela onde actuam também as selecções nacionais de Moçambique e do Benin que no seu primeiro confronto empataram por 2-2 no Estádio Nacional de Ombaka, diante de quase 35 mil espectadores.