CAF toma medidas contra adiamento de eliminatórias do CAN de 2021
Dakar, Senegal (PANA) – Face a um calendário muito preenchido no próximo ano com o início das eliminatórias do Mundial de 2022 em maio de 2021, a Confederação Africana de Futebol (CAF) tomou uma série de medidas a fim de evitar eventuais adiamentos de jogos durante as terceira e quarta jornadas das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2021 previstas para 11 a 17 de novembro corrente.
Apesar da crise sanitária ligada à covid-19, a CAF quer a todo custo respeitar a sua programação. Ela ainda ergue a ameaça de “ derrota no relvado“ (0-2), contra qualquer equipa que “não se deslocar ao local do jogo ou não acolher um jogo devido a restrições de viagem ou outros motivos ligados ao coronavírus (covid-19”, de acordo com um comunicado publicado no termo da reunião do seu comité de emergência, realizada este fim de semana.
Para evitar os adiamentos, a CAF decidiu que qualquer seleção com pelo menos “ 11 jogadores (incluindo um guarda-redes) e quatro substitutos” deverá efetivamente disputar o seu jogo com o risco de perder a partida no relvado.
Enquanto fez apertos relativamente à realização dos jogos, a CAF abrandou a sua realização. Por um lado, ela anunciou que « se o Governo da federação anfitriã desejar a presença de espetadores, a federação em questão deverá obter a aprovação da CAF. A capacidade máxima do estádio estará, em todos os casos limitada.
Por outro lado, a CAF autorizou cinco substituições durante os jogos.
-0- PANA BKN/TBM/FK/IZ 08nov2020