Agência Panafricana de Notícias

CAF sanciona seis clubes por violência

Lagos, Nigéria (PANA) – A Confederação Africana de Futebol (CAF) infligiu sanções a seis clubes que participaram nas edições de 2011 da Liga dos Campeões e da Taça da Confederação por atos de violência dos seus adeptos durante jogos destas duas competições.

Após a reunião da sua Comissão de Disciplina no Cairo (Egito), no fim de semana, a CAF anunciou, num comunicado divulgado no seu site web, sanções que vão da suspensão a multas contra o JSK da Argélia, o Al Ahly do Egito, o Raja e o Wydad de Marrocos, o TP Mazembe da RD Congo e o Club Africain da Tunísia.

O Club Africain da Tunísia, cujos adeptos invadiram o campo e interromperam o seu jogo da Liga dos Campeões contra o Al Hilal do Sudão no fim de semana passado, depois de estar claro que este clube estava eliminado, vai disputar os seus dois próximos jogos à porta fechada e pagar uma multa de 80 mil dólares americanos.

Pela invasão do campo no fim do jogo da Liga dos Campeões disputado na RD Congo entre o Wydad de Casablanca de Marrocos e o campeão em título, o TP Mazembe, este clube anfitirião foi multado em 15 mil dólares americanos.

Mas as maiores sanções foram reservadas ao Wydad de Casablanca (Marrocos), cujo jogador Abelrahamane Lemssassi foi suspenso por seis jogos além de uma multa de 15 mil dólares americanos por ter cuspido no árbitro.

O selecionador desta equipa foi igualmente suspenso por quatro jogos e uma multa de 10 mil dólares americanos, ao passo que o seu garda-redes deve pagar uma multa de 10 mil dólares americanos.

O Raja Casablanca foi igualmente condenado a pagar uma multa de 15 mil dólares americanos depois que os seus adeptos utilizaram foguetes e raios luminosos durante o seu jogo da Liga dos Campeões contra o Tourbillon du Tchad.

Por seu turno, o JSK da Argélia foi condenado a pagar uma multa de 50 mil dólares americanos e ameaçado dum ano de exclusão das competições dos clubes da CAF por uma infração repetida, ao passo que os seus adeptos lançaram projéteis no campo durante o seu jogo da Taça da Confederação contra o Missile FC do Gabão.

Finalmente, o clube egípcio do Al Ahly vai pagar uma multa de 40 mil dólares americanos e disputar o seu primeiro jogo das fase de grupos da Liga dos Campeões à porta fechada por uso excessivo de foguetes, interrupção do jogo e ferimento dum futebolista durante o seu jogo da Liga dos Campeões contra o Zesco United da Zâmbia.

-0- PANA SEG /FJG/JSG/SOC/MAR/IZ 16maio2011