CAF retira organização de CAN à Guiné Conakry
Dakar, Senegal (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu sexta-feira retirar da Guiné a organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025 "com base em relatórios iniciais".
O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa realizada em Conacri, capital da Guiné, pelo Presidente sul-africano do órgão, Patrice Motsepe, depois da visita e de consultas e intercâmbios com as altas autoridades do país.
“No estado atual, a infraestrutura e os equipamentos não estão adequados ou prontos para a CAF acolher (o CAN) em 2025 na Guiné”, argumentou.
O rumor de uma alienação da Guiné circulou desde a visita de inspeção da CAF, em agosto, notou muita demora no andamento dos processos.
Mas o Presidente da transição na Guiné, o Coronel Mamadi Doumbouya, nunca quis saber da retirada das grandes competições desportivas em África.
Sexta-feira, no final da sua visita, o presidente da CAF, Patrice Motsepe, declarou no entanto, na presença do seu secretário-geral, Véron Mosengo-Omba, que “os relatórios que recebemos mostraram-nos que não há estádios de qualidade para acolher jogos amigáveis».
Motsepe deverá anunciar este sábado, em Argel, durante uma conferência de imprensa, à margem do sorteio do Campeonato Africano das Nações (CHAN) de futebol, marcado para o início do próximo ano na Argélia, o lançamento de um convite à apresentação de candidaturas à reatribuição deste CAN 2025.
-0- PANA BKN/JSG/MAR 1out2022