CAF reforça dispositivo de acreditação para CAN "Egito 2019"
Dakar, Senegal (PANA) – A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu reforçar o seu dispositivo de acreditação dos membros da imprensa para o Campeonato Africano das Nações (CAN) “Egito 2019” previsto para 21 de junho a 19 de julho próximos.
Assim, os candidatos à acreditação cujos pedidos podem dar entrada, a partir de 31 de maio corrente à meia-noite, deverão, além da guia de missão assinada pela sua hierarquia e indicando a duração da missão, preencher um formulário que revela os jogos que escolheram cobrir dos 52 programados.
Com estas novas disposições, a CAF espera adotar as normas das “grandes instituições internacionais organizadoras de maiores eventos desportivos maiores”, indica a instituição no seu site Internet.
Segundo a instância reitora do futebol africano, o próximo CAN suscita um interesse ímpar junto da imprensa internacional, daí esperar-se um número de pedidos de acreditação nitidamente superior ao habitual.
Isto se explica “pelos grandes progressos do futebol continental e pelos resultados brilhantes dos futebolistas africanos no Mundo inteiro”, acrescenta, notando que a passagem de 16 para 24 equipas finalistas também não é alheia a esta subida de interesse internacional pela maior competição desportiva, em África.
Com estas novas medidas, a CAF pretende ainda "combater com vigor os falsos jornalistas sob múltiplas capas, os comportamentos desviadores nas tribunas de imprensa e as atitudes de afronta contra os representantes da organização".
Além disso, conclui, o acolhimento dos jornalistas e representantes da imprensa obedece a regras rigorosas, tomando em conta os critérios profissionais, bem como os aspetos gerais da organização, como a configuração das tribunas de imprensa, à semelhança do que se faz durante as grandes competições desportivas internacionais.
-0- PANA BKN/BEH/IBA/SOC/MAR/IZ 17maio2019