CAF pede à Grã-Bretanha isenção de jogadores africanos para Mundial de Qatar
Cairo, Egito (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) convidou o Governo do Reino Unido a conceder urgentemente as isenções necessárias para permitir aos jogadores africanos representar os seus países nos próximos jogos de qualificação para o Mundial da FIFA Qatar 2022.
Num comunicado, a CAF diz ter tomado conhecimento das atuais circunstâncias, na Grã-Bretanha, em relação à falta de isenções desportivas para jogadores que voltam de vários países africanos depois da janela internacional da próxima semana.
Agindo em nome de todas as federações-membros africanas, jogadores e adeptos do futebol, a CAF recorda que isenções semelhantes foram concedidas pelo Governo britânico para permitir a presença de delegações e dirigentes, entre outros, na final do Campeonato Europeu, realizada há menos de dois meses.
Observa igualmente que as circunstâncias dos países africanos na Lista Vermelha são, em muitos casos, menos graves do que em outros países que não estão nessa lista ou para os quais foram concedidas isenções anteriormente.
Além disso, a CAF reafirma que os próximos jogos serão disputados de acordo com os estritos protocolos covid-19 desenvolvidos pela FIFA e aplicados mundialmente, como foi o caso em janelas anteriores e torneios continentais que decorreram com sucesso sem nenhum incidente.
Esses protocolos já provaram, sem sombra de dúvida, que reduzem os riscos envolvidos, refletindo o sucesso dos protocolos correspondentes aplicados nacionalmente na Inglaterra e em outras partes do mundo, refere a nota.
A CAF lançou um apelo urgente à Federação de Futebol (FA) e ao Governo britânicos para garantir que o mesmo tratamento anteriormente aplicado à Europa seja agora estendido a África em virtude dos princípios de solidariedade e igualdade.
-0- PANA VAO/BAI/IS/MAR/IZ 27ago2021