Agência Panafricana de Notícias

CAF nomeia árbitro maliano para jogo entre Cabo Verde e Moçambique

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) nomeou o árbitro maliano Mahamadou Keita para dirigir o jogo de quarta-feira no Estádio Nacional, na cidade da Praia, entre Cabo Verde e Moçambique referente à quarta jornada do Grupo F das eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015, soube a PANA de fonte desportiva.

Mahamadou Keita será auxiliado pelos seus compatriotas Balla Diarra e Fousseyni Traore.

A imprensa cabo-verdiana assinala que Mahamadou Keita afigura-se como um árbitro de “má memória” para o futebol cabo-verdiano, já que dirigiu, em março de 2013, em Malabo, o jogo Guiné Equatorial-Cabo Verde, de qualificação para o Mundial de 2014 e que terminou com a derrota dos “Tubarões Azuis” por 4-3.

Nesse jogo os Cabo-verdianos reclamaram da alegada péssima arbitragem, tendo os jogadores crioulos ameaçado mesmo abandonar o campo.

A partida entre Cabo Verde e a Guiné Equatorial culminou na expulsão do capitão dos "Tubarões Azuis", Fernando Varela, mais tarde castigado pela Comissão Disciplinar da Federação Internacional de Futebol (FIFA) com quatro jogos de suspensão.

Entretanto, Cabo Verde protestou junto da FIFA e da CAF, alegando que a Guiné Equatorial teria utilizado um jogador de forma ilegal, uma vez que o mesmo teria sido naturalizado “às pressas”, sem respeitar as regras do órgão máximo para o futebol neste tipo de casos.

Essa decisão faz com que a Guiné Equatorial perdesse os três pontos conquistados, que foram atribuídos a Cabo Verde, que assim ficou com uma vitória por 3-0 nesse jogo.

No entanto, a FIFA não despenalizou o castigou aplicado a Fernando Varela que viria a ser
utilizado, indevidamente, no jogo frente à Tunísia e que Cabo Verde venceu em casa do adversário por 2-0.

O organismo máximo do futebol mundial deu razão ao recurso apresentado pelos Tunisinos, o que originou a derrota na secretaria de Cabo Verde e o seu afastamento dos play-offs africanos de classificação para a fase final do Mundial 2014, disputado no Brasil.

Cabo Verde recebe Moçambique depois de sofrer a primeira derrota (0-2) na fase de qualificação para o CAN de 2015 diante dos "Mambas" em jogo disputado sábado passado no Estádio da Machava, na cidade de Maputo.

Os “Tubarões Azuis” continuam a comandar o Grupo F com seis pontos, mas os "Mambas" estão em segundo com cinco pontos, o que significa que, em caso de vitória na próxima quarta-feira, eles ultrapassam os Cabo-verdianos na liderança.

Os outros dois integrantes do Grupo F, o Níger e a Zâmbia, somaram até agora apenas dois pontos cada.

-0- PANA CS/TON 13 out 2014