CAF e Camarões em harmonia sobre CAN 2021
Yaoundé, Camarões (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou que o seu presidente, Patrice Motsepe, realizou "um encontro muito construtivo e frutífero" com o Presidente dos Camarões, Paul Biya, em Yaoundé, sobre o Campeonato Africano das Nações (CAN) Total Eneriga 2021, a ocorrer nos Camarões a partir de 9 de janeiro de 2022.
Durante a reunião, realizada terça-feira última, Motsepe sublinhou a importância da colaboração entre o Governo camaronês, a CAF e outras partes interessadas na instauração das melhores práticas globais face à covid-19 em todos os estádios, campos de treino, hotéis e todas as áreas onde os jogadores, árbitros, espetadores e visitantes estejam durante o CAN Camarões de 2021 da Total Energies.
Isso é particularmente importante à luz da variante Omicron, acrescentou.
O s.webite da CAF indica que "bons progressos" foram feitos nos últimos meses nos Camarões com a construção de estádios, campos de treino e outras instalações para o acolhimento do CAN Nações Total Energies Camarões 2021.
Há alguns dias, foi encontrado um acordo entre o Governo camaronês, a Federação Camaronesa de Futebol (FECAFOOT, sigla em francês) e a CAF.
Segundo o acordo, os adeptos só poderão entrar nos estádios para assistir aos 52 jogos do CAN Total Energies se estiverem totalmente vacinados e apresentarem resultados negativos do teste de PCR (de covid-19), de menos de 72 horas ou um resultado de teste de antígeno negativo de menos de 24 horas.
Também indicou que as autoridades de saúde competentes tomarão todas as medidas necessárias para facilitarem a vacinação e realização de testes de despistagem em todos os locais de competição nos Camarões.
“Além disso, para garantir a equidade e a neutralidade, bem como a confiança de todas as partes, a CAF contratará um órgão de controlo independente e respeitado no mundo inteiro, a UNILAB, para testar os jogadores da equipa nacional e as suas delegações”, afirmou.
-0- PANA MA/BAI/IS/MAR/DD 24dez2021